sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Greve no Ceará perto de uma tragédia...

MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNO DO CEARÁ
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, à qual o Sindicato APEOC é afiliado, vem a público repudiar com veemência as ações truculentas praticadas pela Polícia Militar, por meio do batalhão de choque sob o comando do governador Cid Gomes, ocorridas nesta manhã, nas dependências da Assembleia Legislativa do Ceará, que causou ferimentos em alguns professores e a prisão de outros, em greve há 56 dias.
A CNTE repudia ainda a atitude do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, por ter permitido a ação violenta do batalhão de choque da PM, dentro da Casa, contra os educadores.
Senhor governador, tal fato remete às práticas utilizadas pelo Regime Militar contra o movimento sindical. Hoje, ações como essa, em um Estado Democrático e de Direito, são inaceitáveis. O governo cearense deveria respeitar a população e usar o diálogo com a sociedade civil e os movimentos sociais em suas políticas públicas.
É necessário ressaltar, senhor Cid Gomes, que a Constituição prevê o direito à liberdade de expressão, para fins pacíficos, em locais abertos ao público. Portanto, atitude do senhor, além de ignorar a legislação brasileira, ainda viola os direitos previstos nas Convenções 87 e 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que se referem ao direito de liberdade sindical e de livre organização.
Prender educadores que realizam manifestação em defesa da Lei 11.738/2008 (Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério), aprovada por unanimidade no Congresso Nacional e julgada plenamente constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e prol de uma educação pública de qualidade não é papel de governo democrático e comprometido com o bem comum da sociedade.
A direção da CNTE vai denunciar o fato aos organismos internacionais, como a Internacional da Educação e a Organização Internacional do Trabalho – OIT e também permanecerá atenta a qualquer atitude de violência aos direitos dos educadores do Ceará.
------------
Pedimos que as afiliadas encaminhem moção de solidariedade aos educadores e repúdio ao governo do Ceará pela ação da PM, para os e-mails abaixo relacionados.
Seguem fotos anexas sobre o fato ocorrido.

Governador Cid Gomes
gabgov@gabgov.ce.gov.br e ecidgomes@gqabgov.ce.gov.br

Sindicato APEOC
apeoc@apeoc.org.br e grarquiteto@uol.com.br

Brasília (DF), 29 de setembro de 2011


Roberto Franklin de Leão
Presidente
--
CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
cnte@cnte.org.br
www.cnte.org.br
55 61 3225-1003 - Fax 55 61 3225-2685

Um comentário:

Prof. Francisco Neto - Marabá-PA disse...

Caro amigo Roberto Franklin,
Acredito que chegou a hora de clamarmos a sociedade civil uma aliança para fazermos parar este PAÍS por pelo menos uma semana.
No Brasil, não temos estradas, não temos escolas públicas, não temos salários dignos, não temos hospitais, não temos segurança e por final não temos é NADA. O que não nos faltam são as altas taxa de juros e impostos para que possamos cumprir sem ao menos reclamar. TÁ NA HORA DE DIZERMOS BASTA A ESTES POLÍTICOS CORRUPTOS E BEM REMUNERADOS QUE NOS MANDAM BATER. CHEGAAAAAAAAAAAA!!!
VAMOS A MÍDIA E EM TODOS OS LUGARES QUE NOS QUEREM OUVIR, VAMOS SOLTAR O VERBO.
Prof. Francisco P. Neto
Marabá - PAsi