sexta-feira, 18 de novembro de 2011

RECUAR NÃO É PERDER A LUTA: ESAON

Companheiros e Companheiras,

Lembro-me agora de uma das instruções que o recruta a combatente de selva recebe para se tornar um guerreiro de selva. Chama-se ESAON. Se você estiver perdido em uma floresta densa, não adianta se desesperar e sair correndo para encontrar de imediato o socorro, você só irá girar em círculos, ficará cada vez mais perdido e não chegará a lugar algum. Por isso o melhor a fazer é ESAON. O que significa isso?
E - Estacione, isto é, pare, se acalme, não adianta se desesperar.
S- Sente-se, para acontinuar procurando socorre é preciso ter forças, então, sentar e descansar faz bem.
A- Alimente-se, é preciso ter energia, e isso só se consegue com o alimento.
O- Oriente-se, traçar estratégias é a coisa mais importante para qualquer investida. Não adianta andar a esmo.
N- Navegue, isto é, prosiga, calmo, descansado, alimentado, com energia renovada, sabendo o rumo certo.


Depois de quase dois meses de enfrentamento com o governo, já não tinhamos mais um inimigo certo, o governo primeiro tentou jogar a responsabilidade para o MEC. Não deu certo a estratégia. Então decidiciu, jogar para a justiça. Resistimos, mas parece que perdemos o rumo.

Se ele usou de estratégias diferentes, nós também precisamos fazê-lo. Muitos colegas perdidos, por medo, por covardia... não sei, não vou julgá-los, resolveram parar. Esse fato causou o enfraquecimento do movimento nesse momento. As ameaças do governo de mãos dadas com a "justiça" pareciam cada vez mais real. Demição dos contratados, processo administrativo disciplinar para os que estão em estágio probatório, desconto dos dias parados, enfim. Toda essa selva de repressão nos deixou a todos meio que perdidos.

Assim, penso eu, o melhor a fazer é ESAON. Estamos recuando, mas não parando. Vamos terminar o ano letivo 2011 e ver se o Velho Leão de Circo cumpre o que já virou jargão: "só negocio com o sindicato quando os professores retornarem a sala de aula". Se isso não for feito, com novas estratégias e nova orientação, retomaremos o embate.

Um grande abraço a todos os camaradas e companheiros de luta.

(Fonte: Blog do Aurismar)

Nenhum comentário: