terça-feira, 3 de julho de 2012

O PSOL, PSTU e os reflexos da crise da esquerda em Marabá

*Elho Araújo Costa

O PSOL, PSTU e os reflexos da crise da esquerda em Marabá

É evidente que a esquerda brasileira encontra-se em crise, fato este o qual possui um agravamento maior desde a explosão do CONCLAT (Congresso Nacional da Classe Trabalhadora) da CONLUTAS em junho de 2010.
Muitos atribuem problemas no CONCLAT, pelo desrespeito por parte de militantes do PSTU às forças presentes no evento. O PSTU teria levado uma quantidade enorme de estudantes para votar num Congresso de Trabalhadores, algo que foi encarado como uma maneira de burlar o congresso.
No final, o balanço do evento foi o rompimento de grupos inteiros da entidade e a simples mudança de nome de CONLUTAS para CSP-CONLUTAS, um resultado muito tímido, diante do potencial que o evento possuía.Assim, vários fatores ocorreram ainda para que esses fatos agravassem, como por exemplo, acusações trocadas entre militantes do PSTU e PSOL em eleições sindicais e estudantis no Brasil inteiro, inclusive em Marabá.
O último fato ocorreu na greve da UFPA em que militantes do PSTU foram a favor de uma pausa na greve da UFPA para aulas no Programa de Formação de professores (PARFOR). Dessa forma, tratando os estudantes dessa modalidade de ensino como de qualidade inferior, já que usaram o discurso de que o PARFOR seria uma espécie de “bico” dos professores, algo repudiado por muitos professores e estudantes da UFPA.
O fato agravou no último dia 29 de junho, quando houve assembléia estudantil na UFPA Marabá e os militantes da juventude do PSTU na UFPA sustentaram a pausa na greve da UFPA, mas perdendo na votação, com a maioria votando pela continuidade da greve no PARFOR e o não tratamento diferenciado de parte dos estudantes da UFPA e os interesses oportunistas do PSTU.
No PSOL, os presentes na convenção municipal delegaram poderes ao Diretório Municipal (DM) do PSOL sobre a coligação com o PSTU. Depois de intensa discussão, com sete dos nove membros do DM presentes, foi aprovada por quatro a três a coligação com o PSTU, sendo que figuras importantes dirigentes do PSOL, como o Coordenador Geral do SINTEPP, Wendel Bezerra votaram pela não coligação.
Muitos militantes do PSOL apostam que Wendel Bezerra seria de longe o melhor nome para representar o partido na eleição para o cargo majoritário, mas interesses da Corrente Movimento da Esquerda Socialista (MÊS) do referido partido foi superior à saúde do próprio partido. Dessa forma, ao invés do PSOL lançar o militante que é, provavelmente, o maior e mais conhecido dirigente sindical do município para lançar outro sindicalista com uma plataforma muito menor. Equívocos como esse não devem ser repetidos ou nós seremos transformados na desgraça que é o PT.
O resultado de tudo isso deve-se ao fato da tendência MES ser o setor mais a direita do PSOL, sendo o único setor a aceitar doação de entes privados em campanha eleitoral no PSOL, fato ocorrido no Rio Grande do Sul com Luciana Genro. Esse setor é a maior corrente do partido no cenário nacional, representando quarenta por cento do mesmo. O MES passou a existir somente há seis meses em Marabá, com o rompimento de noventa por cento da Ação Popular Socialista (APS). 
O Movimento da Esquerda Socialista representa o que há de pior no PSOL e a construção deste partido ainda possui sentido, porque os outros sessenta por cento do partido possuem certa coerência no sentido de manter o PSOL na trajetória da luta popular e revolucionária.
Soma-se a isso o fato de que muitos do que poderiam elevar o coeficiente eleitoral do partido no sentido de eleger um parlamentar em Marabá, não sairão candidatos. O motivo é ressentimento, como Wendel Bezerra e outros por motivos pessoais e financeiros (perda de gratificações pela liberação). O fato mais agravante é que o PSTU não está totalmente legalizado em Marabá, o que pode gerar problemas ao próprio PSOL nessas eleições.

*Elho Araújo Costa é estudante de Direito, agente de comunicação da prefeitura de Marabá, militante do movimento estudantil da UFPA desde 2007 e Secretário Geral do PSOL Marabá, atua na Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST).

3 comentários:

Anônimo disse...

É INTERESSANTE ESTE COMENTÁRIO OPORTUNISTA, POIS AQUI EM BELÉM ONDE O PSOL ESTÁ COLIGADO COM O PC DO B E PSTU A CST NÃO ESTÁ FAZENDO DENÚNCIAS COMO ESTAS. SERÁ POR QUE PC DO B É MELHOR DO QUE O PSTU?
OU POR QUE EXISTE POSSIBILIDADE DE VITÓRIA ELEITORAL EM BELÉM?

Joyce Rebelo - Unidos pra Lutar disse...

Que descabido seu comentário anônimo. Nós da cst, defendemos em belém PSOL de CARA PRÓPRIA. Não defendemos nem aliança com PSTU devido os últimos fatos, muito menos com o PCdoB!.... Menos anônimo, menos anônimo!

JULIO CEZAR disse...

COMPANHEIROS DO PSOL E DA FRENTE DE ESQUERDA, AS ETAPAS DE CONGRESSOS GERAIS PASSARAM, AS PREVIAS (onde ocorreram) TAMBÉM, E MELHOR, AS DE CONVENÇÕES.
DAQUI PRA FRENTE É A "FRENTE DE ESQUERDA" DO POVO, COM O POVO E PARA O POVO, CONTRA OS CORONÉIS E SUAS MÁQUINAS ELEITORAIS.
POR FAVOR!!!

AGORA A CONFUSÃO INTERESSA AOS QUE QUEREM PERPETUAR OS CURRAIS ELEITORAIS DENTRO DO PRÓPRIO PSOL E A FRENTE?!?!

SABES QUE MARABÁ-PA, É DIFERENTE DE BELÉM-PA EM VÁRIOS ASPECTOS E INCLUSIVE NO DESENROLAR DAS ETAPAS POLITICO-ELEITORAIS QUE CITEI ACIMA.
O TEXTO DO MEU COMPANHEIROS ELHO NARRA FATOS ANTES DO REGISTRO DA CHAPA DO PSOL E A LIBERAÇÃO DE CAMPANHA OFICIAL A PARTIR DE 07 DE JULHO. PORTANTO, NADA FOI CALUNIA OU INVENÇÃO... OU PIOT TENTATIVA DE DESGASTE NOS TRES MESES DE CAMPANHA.
EM MARABÁ-PA, SÓ PSOL NÃO REALIZOU SUAS "PREVIAS", A CONVENÇÃO NÃO DEBATEU AS "TÁTICAS E ESTRATÉGIAS" DE UM MELHOR NOME, O PSTU APARECEU NO DIA DA CONVENÇÃO, ETC, ETC, ETC.

E MAIS, OS DESDOBRAMENTOS DE ERROS JÁ ESTÃO SE DANDO NAS PRIMEIRAS HORAS DAS FORMALIDADES ELEITORAIS AQUI EM MARABÁ-PA MAS NÃO VOU SOCIALIZAR CONTIGO POIS ÉS UM ANÔNIMO E ANONIMATO É VEDADO NO ATUAL ESTADO DE COISAS E DE DIREITO PERANTE A TAL CONSTITUIÇÃO.

MAS TE CONCENTRA NA TUA MILITÂNCIA QUE A GENTE SE CONCENTRA NA NOSSA E NO FINAL DAS ELEIÇÕES SE FAZ O VELHO E BOM BALANÇO. CASO SEJAS ORGANICO.

SABES QUE A CST NÃO DEFENDEU O PCdoB E NEM PSTU EM BELÉM-PA.

OBRIGADO PELO RESPEITO SE ASSIM SE PROCEDER.

SAUDAÇÕES DE LUTA E VAMOS AS RUAS E AS URNAS.

JULIO CEZAR.
EX-SECRETARIO GERAL PSOL/MARABÁ-PA.
MILITANTE DA CST-MARABÁ-PA.
ESTUDANTE DE LETRAS-UFPA.