sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Coordenador Geral do SINTEPP fala sobre Dia do Servidor

Wendel Lima Bezerra
Coordenador Geral do SINTEPP



Primeiramente feliz dia dos Servidores a todos os nossos filiados da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal de Ensino de Marabá. Segundo, quero aqui registrar toda a nossa felicidade pelas lutas que travamos e pelos avanços conquistados nos últimos anos. De 2011 pra cá, temos inúmeras novidades criadas a partir da nossa perspicácia em relação aos interesses de nossa categoria. A GRATIFICAÇÃO DE REGÊNCIA no valor de 15% foi a grande impulsionadora do processo de valorização dos nossos profissionais do magistério. Mas somando-se a isso, de forma não menos importante, conquistamos a MUDANÇA AUTOMÁTICA de todos os nossos concursados para a CLASSE C o que GARANTIU a todos nós, concursados até 2005, a incorporação de 10% ao nosso vencimento base. A partir de Janeiro, seremos todos CLASSE D e passaremos de 10% para 15%.
Em 2012, tivemos mais uma grande conquista, pois conseguimos garantir que o PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO ESPECIALISTA, passasse a receber 25% a mais do que o PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO NÍVEL SUPERIOR. Por tudo isso, estamos confiantes que a categoria compreendeu o nosso trabalho, pois tivemos de longe, avanços consideráveis para a nossa categoria do Magistério. Vale ressaltar, que os Auxiliares de Secretaria e Secretários de unidade escolar, foram todos incluídos no nosso PCCR e também terão direito a uma CARREIRA com valorização econômica. Nossos servidores de APOIO também foram contemplados, pois garantimos uma GRATIFICAÇÃO DE APOIO NO PERCENTUAL DE 10%. O sonho do ADICIONAL DE INSALUBRIDADE pode ter sido amenizado com esta vitória da categoria. Vejamos o por quê. O Ministério do Trabalho e Emprego determina três níveis de insalubridade: mínimo, médio e máximo; para cada nível está previsto um percentual de insalubridade. Para o mínimo 10%, para o médio 20% e para o máximo 40%. Conforme entendimento jurídico da nossa Assessoria Jurídica, considerando NR 15 do Ministério do Trabalho, o nível de insalubridade detectado nas Escolas poderia variar do Nível mínimo a Zero, ou seja, nossos servidores poderiam ficar sem o adicional de insalubridade.
Somando-se a tudo isso, garantimos ainda em 2012 a reformulação do Regime Jurídico Único – RJU, que agora segue para aprovação na Câmara Municipal; Iniciamos a construção do Plano de Cargos Carreira e Remuneração dos Trabalhadores de Apoio que será concluído no próximo governo. Iniciamos a construção do Instituto de Saúde dos Servidores, que também será concluído em 2013.
A Mesa de Negociação Permanente, uma conquista dos trabalhadores, teve uma participação em 90% de todas as nossas conquistas e exatamente por isso que vamos lutar para que a mesma tenha continuidade em 2013.
O nosso grande problema em 2012, foi o Vale-alimentação! Nosso principal ponto de pauta na greve. Apesar de nosso movimento, não alcançamos êxito no sentido de garantir o pagamento de todos os meses atrasados. Buscamos ajuda na Câmara, mas a maioria dos Vereadores preferiu ficar coladinho ao lado do Prefeito; procuramos a Justiça e a mesma concedeu 60 dias para a Prefeitura manifestar-se. Tudo isso, somando-se ao processo eleitoral do município diminuiu a possibilidade de vitória do nosso movimento grevista. Portanto, temos a certeza que tomamos a decisão mais sábia no dia 27 de setembro, pois decidimos por fim a uma greve que já se arrastava por mais de 11 dias. Sábia porque estava claro que a PMM usaria como justificativa a decisão da Justiça contra o nosso movimento grevista; sábia porque evitamos que os servidores tivessem prejuízos ainda maiores com o corte dos dias paralisados; sábia porque compreendemos que apesar das trocas de farpas com acusações dentro do movimento, quem participou da greve, viu quem estava dentro do movimento fazendo Politicagem, desmobilizando e tecendo acusações contra o SINTEPP, SINTESP-PA e SERVIMMAR, mas principalmente direcionando contra a coordenação do SINTEPP.
Além de repudiar estas atitudes, quero deixar claro que em momento algum abandonamos os nossos movimento de greve; que em momento algum pedimos voto para A ou B e que em momento algum distribuímos santinhos dentro do movimento de greve, como muitos hipócritas fizeram. 
  



Lamentamos muito por estas atitudes e queremos aqui deixar claro para a categoria que não é fazendo um trabalho destrutivo que vamos construir o nosso sindicato. Notamos que algumas pessoas que não tem nenhum trabalho para mostrar para categoria, tentaram antecipar as eleições sindicais de 2013 tentando desmoralizar uma Coordenação, que diferente de muitas que já passaram pelo SINTEPP, tem o que mostrar.

5 comentários:

Aurismar Lopes Queiroz disse...

Você está corretíssimo, Wendel, foram muitos os avanços que tivemos, o servidor sabe avaliar isso. Se hoje essa coordenação é tão criticada por alguns e elogiada pela maioria é porque está em evidência, isto é, a coordenação trabalhou nesses dois anos de mandato como nunca nenhuma coordenação trabalhou. Temos mais um ano para consolidarmos a nossa marca nesse sindicato. Acontece que há um grupelho tentando minar os avanços que fizemos para tentar surrupiar o sindicato. Mas de falastrões, que aparecem com conversa bonita e papo revolucionário de ultraesquerda, tenho certeza que a categoria já está bem escaldada.

Sônia Sacramento disse...

Wendel a categoria D em janeiro/13 será independente do reajuste? Mas, mudando o assunto, quero dizer que os avanços que tivemos através dessa atual "COORDENAÇÃO" jamais poderão ser esquecidos pelos trabalhadores da educação que PREZAM A EDUCAÇÃO.

SINTEPP - SUBSEDE - MARABÁ disse...

Agradecemos o seu comentário Sônia,

Ficamos feliz em ver que você está sempre acompanhando e aproveitando este espaço para manter-se atualizada!

Precisamos de filiados de qualidade como você!

Roberto Cruz disse...

Wendel e demais integrantes, nossaluta deu resultado e vocês representam muito bem a classe dos professores, conte com meu apoio e também de todos que nos valorizam. Não deixem de lutar, esclarecer, buscar o que é de direito dos educadores e torço por vcs. Quando precisarem de mim pode contactar.
Observem quanto ganho tivemos com a luta do Sindicato. Claro que este trabalho precisa continuar.
Profº Roberto Cruz . tel. 91866720

Michael Souza disse...

Todos os avanços citados "chefe apache" estão ai para todos tomarem conhecimento, partiu de lutas de uma coordenaçao que acredita em um futuro melhor para o trabalhador da educaçao.
Participei da movimento paredista de 2012 e percebi que apesar de todos esses avanços ainda nos deparamos com a ignorância de alguns colegas que teimam em se desvalorizar mediante ao governo, alguns diretores que pensam que são donos da escola e o pior dos servidores que lá trabalham.
Amigo wendel eu sou do sintepp marabá a um pouco mais de um ano mais me orgulho de ja fazer parte dessa intença luta pela melhoria da vida de outros trabalhadores.
Com a esperança de dias melhores apartir de janeiro de 2013 vamos juntos nesta eterna caminhada.
E Sempre UNIDOS PARA LUTAR.