segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

REUNIÃO DA MESA DE NGOCIAÇÃO

Em mais uma rodada da Mesa Permanente de Negociação a impressão que se tem é de que estamos atolado em plena Transamazônica com um Uno Mile sem nenhuma chance de sairmos do atoleiro. "A máquina está em agonia" disse o prefeito para início de conversa. "Estamos trabalhando em uma terra arrasada e a cada dia a gente desenterra um cadáver, alguns que eu gostaria de deixar bem enterrado", desabafou metaforicamente o prefeito ao se referir a situação desastrosa na qual se encontra a Prefeitura Municipal de Marabá.
No entanto, mesmo em meio a tanto arraso, o prefeito fez um balanço do que conseguiu quitar na semana que passou. "Assinei o meu primeiro cheque enquanto prefeito, paguei os seguintes débitos":
  • Vale Transporte de novembro (o primeiro cheque);
  • Dívida com a casa do estudante, 24 mil reais.
  • Conta telefônica, apenas os fixos;
  • Renegociação da conta com a Rede Celpa, que chegava aos 3 milhões de reais;
  • Correio, importante para arrecadação;
Além desses pagamentos o prefeito falou também sobre algumas medidas tomadas por ele com o intuito de economizar:

  • Dos 140 assessores só no gabinete, estou apenas com 7;
  • Em algumas secretarias nomeei apenas o secretário;
  • Corte de GTI (gratificação por tempo integral) para o mês de janeiro.
  • Hora-extra só em casos excepcionais;
  • Carro e combustível é por conta do secretário.
Em seguida fez uma avaliação de cada setor, falando sobre a receita e as dívidas e os problemas.

EDUCAÇÃO
  • Há na rede mais de 100 escolas alugadas e quase todas com mais de 3 meses atrasados;
  • Com todo o recurso previsto para entrar até o dia 30/01, pagando o mês de dezembro, janeiro e vale -alimentação, fica um déficit de 1,3 milhões, para isso usando o FUNDEB mais os recursos próprios;
SAÚDE

Na saúde, segundo ele, o rombo é maior, pois há um débito que chega aos 18 milhões é há em caixa apenas 7,5 milhões. 

DEMAIS SECRETARIAS
Para sanar as dívidas dos meses de novembro e janeiro das outras secretarias, a prefeitura precisaria de mais 1,4 milhões. 

Diante desse quadro tenebroso, a prefeitura soma uma dívida com os servidores avaliados em mais de 50 milhões de reais. Salame informou que está negociando com o Banco do Brasil um empréstimo para quitar toda essa dívida. O banco dará a resposta ainda essa semana. Segundo ele, se isso acontecer, será possível pagar todo o vale-alimentação e os salários atrasados, tudo de uma vez. Durante a reunião, o prefeito recebeu diretores da Caixa Econômica para fazer a mesma negociação. Fez o pedido de ajuda ainda na mesa antes de sair para reunião. 

Com relação a negociação ficou assim definido:
  • Quarta-feira, 16/01: liberação de dois vale-alimentação, referentes aos meses de novembro (para todos os servidores) e dezembro (apenas para os concursados).
  • 22/01: pagamento do mês de novembro de 2012 (como os servidores da educação já receberam novembro, nesse dia não haverá pagamento para a educação).
  • 31/01: pagamento do mês de janeiro para todas as secretarias, inclusive a educação (se nessa data houver recursos suficientes será pago também o mês de dezembro).
Os demais vales atrasados seguem as seguintes tentativas de negociação:

  • convênios com os supermercados, que não deram a resposta hoje como prometido;
  • o Banco do Brasil liberar o empréstimo para a prefeitura, então serão pagos todos;
  • pagar parceladamente junto com os que forem vencendo.
Companheiros, sabemos o quanto essa decisão não deve agradar aos companheiros da educação que não receberão pagamento no dia 22 como os demais servidores, mas não há outro jeito, até agora entrou pouco mais de 1,25 milhão nas contas da prefeitura referente ao FUNDEB, isso é quase nada uma vez que a folha ultrapassa os 7,5 milhões. A próxima reunião será dia 21/01, segunda-feira próxima.


8 comentários:

Anônimo disse...

O interessante é que a cada reunião tem uma nova definição para os salários da educação. Kd a sobra de 2012?

Anônimo disse...

Meus queridos amigos, sendo assim gostaria a proposta de o início das aulas sejam depois do carnaval é o mais viável para todos no momento. Veja no meu caso que com toda certeza é tbm de milhares de servidores desse município. Sou professor e estou em Belém e liso, com contas a pagar e sem condições de retornar a Marabá. Ai me pergunto o que realmente devo fazer? Fraudar um atestado de 15 dias? Queria que tudo isso fosse somente um pesadelo e ao acordar perceber que tudo n passou de um sonho besta. abraços.

ana disse...

sou contratada e não recebo no mês de janeiro e não vou receber tão cedo meu ultimo e tão esperado mês de dezembro...espero que de pra pagar os pobres contratados ATÉ O DIA 31
sei que a culpa disso é do maléfico maurino, estou aconpanhando a luta do nosso atual prefeito sei que ele vai fazer o que for possível para solucionar todos esses problemas, e digo, O CHORO PODE DURAR UMA NOITE MAS A ALEGRIA VEM AO AMANHEÇER.

adriana disse...

sei que nosso prefeito está fazendo o possivel para resolver todos esses problemas, mais nos os contratados vamos receber tbm os vales do ano de 2012? que trabalhamos, ou só os concursados?
espero que de pra pagar á nos os pobres contratados o mês de dezembro até dia 31 de janeiro.



Geografia online disse...

Que motivação para começar o ano letivo. Tudo graças ao Fraudalhães!

Anônimo disse...

Eu Tenho Seis meses de prefeitura, também estou em Belém com minha família,sem dinheiro para retornar a Marabá, como vou me sustentar esses 10 dias que antecede o pagamento se tenho que estar na escola no dia 21, será que ninguém tem consciência das dificuldades que todos da educação estão passando, eu também acho que deveríamos voltar depois do carnaval.

Sônia Sacramento disse...

Por favor, nos dê uma resposta em relação ao BRASILCRD e ASPEB, porque até agora veio descontando no contracheque, mas não temos atendimento, tenho que procurar ser restituída desses descontos?

SINTEPP - SUBSEDE - MARABÁ disse...

Informamos a todos que estamos priorizandos as pautas da categoria. Convênios como ASPEB E BRASILCARD são contratos firmados entre o servidor e as instituições. Portanto, pedimos a todos que procurem as empresas o msis rápido possível para imprimir extratos e tentar identificar o que aconteceu de fato. Cao os descontos sejam irregulares, vamos colocar nossa assessoria jurídica disponível todas as quintas para atender os nossos FILIADOS.