quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Professor de Laboratório tem direito a GRATIFICAÇÃO DE REGÊNCIA?!

Gildeci Santos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Nota de Esclarecimento":

Oi Wendel, há uma discussão em andamento, sobre a gratificação de regência dos professores que estão lotados nos laboratórios de informática, que iniciou em 2012, considerando que estes atendem diretamente aos alunos e o foco desse ambiente é contribuir para a aprendizagem DOS ALUNOS. Parece -me que na época, a discussão não avançou e a proposta não passou, por conta da argumentação de que "o professor do laboratório de informática educacional não era regente". Gostaria de saber qual é o posicionamento do SINTEPP nessa questão, e se há alguma possibilidade de avanço nessa discussão. Obrigada. Professora Gildeci Santos.

Em resposta ao leitor Gildeci Santos, queremos deixar claro que a Gratificação de Regência em Sala de Aula foi criada para garantir que os professores tivesse uma valorização diferenciada, ao contrário da regra que já estava institucionalizada pela Secretaria Municipal de Educação, que sempre procurou valorizar os servidores que estavam fora da SALA DE AULA. Nisso nós avançamos!
Nosso PCCR não faz diferença entre um professor lotado no Laboratório e um Professor Lotado em SALA DE AULA. Neste sentido, acreditamos que o problema é que a SEMED procura interpretar a LEI da forma que mais beneficia a Secretaria, uma vez que a mesma economiza em cima do suor do trabalhador. Esta prática vem desde a gestão anterior e provalmente se manterá na atual gestão. Na próxima reunião da Mesa de Negociação, deveremos apresentar a nossa PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DE 2013, onde deveremos exigir que a interpretação da SEMED seja extensiva a todos os professores que atuam na regência em sala de aula, deixando claro que o Laboratório e salas de recursos especiais, são sim salas de aula. Nosso Coordenador geral já dialogou com a Coordenadora do Departamento que atua com os professores de laboratório, e o mesmo deixou claro que o SINTEPP é uma instituição colegiada, onde há opiniões diferentes, mas a opinião que predomina em nossa Coordenação é a de que o PCCR, mesmo tendo sido um avanço para a classe, ainda é uma ferramenta excludente e exatemente por isso precisa ser reformulada anualmente para garantir que os professores em regência de classe tenham efetivamente os seus direitos assegurados. 
Por outro lado, nós professores, precisamos compreender a importância do nosso trabalho na regência de sala de aula, respeitando os espaços pedagógicos onde de fato se dê a regência!

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezados,

tirem algumas dúvidas

Já passou oficialmente a proposta de baixar a gratificação para Mestres e doutores? Caso positivo, quem ainda for obter esses títulos e for filiado do sintepp pode entrar com processo na justiça para requerer os 100% ou 150% do PCCR que foi alterado?

Outra questão é a seguinte: seria ilegal se a gratificação de diretores fosse a mesma para escolas de pequeno, médio e grande porte? Pergunto isso, pois a maior parte dos diretores ficam superlotando as salas de aula só para torna a escola de médio ou de grande porte e aumentar suas gratificações. Quem acaba sofrendo são os professores que não conseguem dar aulas e alunos que não conseguem aprender em salas com mais de 35 alunos.

abraços

Anônimo disse...

Acho q nos, professores lotados nos laboratórios de informática ,deveriamos entrar na justiça requerendo nossos direitos, inclusive retroativo, já q o artigo declara q temos direito e a semed interpreta do jeito q quer a lei. Por favor publiquem minha msg.
Professora Maria

Anônimo disse...

Gostaria de saber porque a Diretora da escola Elinda Simplicio Costa já está aposentada e continua na escola mantendo sua arbitrariedade. E porque um membro do SINTEP que trabalha a noite pelo estado na escola Elinda Costa está tecendo comentários mesmo antes da eleição para diretor que a diretora será empossada pelo SINTEP eu gostaria de saber se o que o membro do SINTEP está dizendo é verdade. E mesmo antes da resposta perguntar também cadê a democracia?

SINTEPP - SUBSEDE - MARABÁ disse...

A eleição será realizada pelos servidores da escola! Não sabemos em quais informações o tal coordenador do SINTEPP está se baseando, o decreto do processo eleitoral será claro quanto a isso!

SINTEPP - SUBSEDE - MARABÁ disse...

Toda a nossa coordenação está aguardando a finalização deste decreto. No dia 15 de março vamos ler o texto do DECRETO. Amanhã haverá reunião para debater este assunto.