quarta-feira, 6 de março de 2013

SINTEPP CONSEGUE MANTER DIREITO DOS TRABALHADORES E GARANTIR PROCESSO ELEITORAL PARA DIRETOR

Em mais uma rodada de negociação entre o Sintepp, a Secretaria de Educação e o governo, que aconteceu ontem, das 19 às 22 horas, no auditório do gabinete da prefeitura, conseguimos não só garantir que aconteça as eleições para diretor de escola ainda nesse semestre, como também reverter algumas situações, que ao nosso ver, seria um retrocesso ao nosso Plano de Carreira. 

PROCESSO ELEITORAL SIMPLIFICADO 
Com relação às eleições ficou acordado que acontecerá um Processo  Eleitoral Simplificado no mês de maio. Isso porque a secretaria de educação precisa lotar primeiro todos os novos concursados que foram chamados do último concurso. Nesse processo, que será regido por decreto do prefeito que já está sendo elaborado, somente poderão votar os servidores da escola, podendo o atual diretor concorrer. A eleição acontecerá em todas as escolas da ZONA URBANA e nas escolas de ZONA RURAL que já tenha diretor. Essa eleição valerá até que seja feito o processo definitivo, o qual acontecerá após um longo debate e formação com a categoria e comunidade. O Processo Eleitoral Simplificado seguirá o seguinte cronograma:
  • De 6 a 10 de maio de 2013: a escola se organizará, conforme orientação do decreto a ser publicado, para realizar a eleição.
  • 15/05: dia D das eleições nas escolas. 
 MUDANÇAS NO PCCR 

Com relação às mudanças que estavam previstas para acontecerem no PCCR que enquadrariam diretores, vice-diretores, coordenadores e supervisores, através da intervenção do sindicato e da pressão da galera o governo recuou em alguns pontos ficando acordado o seguinte:
  • Mantem-se os vice-diretores nas escolas de médio e grande porte (são consideradas escolas de médio porte aquelas que tem de 501 a 1.000 alunos, acima disso, são as escolas de grande porte) com uma gratificação de 20%;
  • Os cargos de coordenador e orientador pedagógico permanecem com essa nomeclatura e passa a ter uma gratificação de 15%;
  • A gratificação de direção será escalonada conforme o porte da escola: 15% para micro porte, 20% para pequeno porte, 25% para médio porte e 35% para grande porte.  

MESTRADO E DOUTORADO




Os camaradas que estão cursando o mestrado e que já são mestre e pensam em fazer o doutorado podem voltar a dormir tranquilos, o Sintepp conseguiu fazer o gestor municipal entender que o professor precisa ser valorizado e que essas gratificações que hoje nosso Plano de Carreira garante a quem se dispões a estudar, longe de ser um problema para o município, é, antes de qualquer coisa, um incentivo a melhoria na qualidade de ensino de nossa cidade, uma vez que nosso PCCR, modelo que é para todo o Estado, atrai para cá, pessoas qualificadas das mais diversas regiões do país. Mexer nesse ponto seria um retrocesso às conquistas que tivemos a custa de muitos embates.  Portanto, esse projeto do executivo que visava diminuir as gratificações de mestre e doutor não mais será enviado à Câmara Municipal.


3 comentários:

Professora Regina disse...

QUE NOTICIA BOA!
FICO FELIZ QUE A PARTICIPAÇÃO DA BASE POSSA ESTAR DANDO BONS RESULTADOS, POIS, DEMONSTRA A FORÇA DA PRESSÃO DOS TRABALHADORES E O BOM SENSO DA GESTÃO MUNICIPAL. SABEMOS QUE A VERDADEIRA MUDANÇA ESTÁ NAS MÃOS DA EDUCAÇÃO, COM PROFESSORES E DEMAIS PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO, VERDADEIRAMENTE CAPACITADAS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PLENOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. QUE CONTINUEMOS DANDO PASSOS ADIANTE EM DIREÇÃO DE MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO.
VAMOS EM FRENTE...
PROFESSORA REGINA.

Anônimo disse...

Parabéns ao sintepp. Fez prevalecer a vontade da maioria e deu uma grande contribuição para que Marabá possa ter no futuro próximo, o quadro de professores mais qualificado da educação básica do Estado do Pará...depois dessa notícia acredito que o sintepp vai recuperar novamente o prestigio que andava problemática com a classe...

Anônimo disse...

gostaria de saber porque o sindicato so se manifesta em prol dos professores e esquecem do pessoal de apoio muicipal e estadual. Serventes que não recebem insalubridade, muitas tem nivel superior e nem ganham uma gradificação por isso. Ate quando vai ter essa discriminação. Vamos la lutar por estes sevidores.