quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sintepp garante novas conquistas para a categoria e impede a retirada de direitos!

Em menos de três meses de governo do grupo que se auto proclamou como 3ª VIA, muitos problemas estão surgindo a todo momento. Esperamos que estes problemas sejam resolvidos o mais breve possível para garantir que a categoria possa trabalhar sem ter que ser surpeendida a qualquer momento com perdas das suas conquistas. A Secretaria de Educação também ainda não nos mostrou para que veio. Diante disso, e independente da campanha de austeridade do atual governo e da inércia da SEMED, queremos aqui relatar alguns avanços: 

1. Garantimos o dia D das Eleições dos Diretores das Escolas. 
No dia 15 de maio, não haverá aula nas mais de 200 escolas da rede municipal de ensino de Marabá. Os servidores das escolas deverão eleger através de voto direto e secreto o novo direitor da escola. Neste primeiro momento apenas os servidores deverão votar, mas a partir de junho, deverá acontecer as primeiras Plenárias para se debater a Eleição Direta dos Diretores com a participação da Comunidade (alunos e seus pais e/ou responsáveis). Não podemos esquecer que esta é uma das nossas pautas mais históricas!

2. O projeto de Lei nº 37 de 2013, que faz reformulações no nosso Plano de Carreira, retornou para a Câmara, e tem como principal novidade o RECONHECIMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA e SALA DE LEITURA COMO SALA DE AULA NORMAL, ou seja, os professores lotados nestes ambientes passarão a receber a GRATIFICAÇÃO DE REGÊNCIA DE SALA DE AULA. Além disso, os Coordenadores e Orientadores Pedagógicos também terão direito a uma gratificação no percentual de 15%. Os professores lotados na Zona Rural (ensino regular e modular) poderão acumular as suas gratificações com a Gratificação de Regência de Sala de Aula

3. Além de tudo isso, a Carga Horária suplementar também foi regulamentada, e todos os professores de 6º ao 9º ano poderão ter até 280 horas mensais. O objetivo é garantir que ao invés de contratar servidores, que professores concursados possam reivindicar as carga horárias descobertas, impedido dessa forma um exagero nas contratações;
4. Conseguimos convencer o Governo a não reduzir o vencimento básico da carreira dos nossos atuais e futuros Mestres e Doutores, garantindo o que reza a nosso PCCR atual!

Considerando os eventos do Cetenário, essas mudaças só serão votadas a partir do dia 10 de abril!
Atenção: 
As especulações sobre a retirada da vantagem pessoal dos nossos professores chamados incorretamente de "iluminados", não foram discutidas em nenhuma das rodadas de negociações realizadas com o governo, portanto, deixamos claro que tudo não passa de boatos promovidos por pessoas que tentam impor uma cultura do terror dentro da nossa categoria. Asseguramos, que caso este assunto seja colacado em pauta, convocaremos todos os interessados da mesma forma que convocamos os diretores, quando da redução de suas gratificações que também serão ratificadas no projeto de Lei nº 37/2013. Lembrando que os novos "iluminados" foram orientados e tiveram os seus processos administrativos protocolados pelo SINTEPP que se empenhou na luta para garantir o direito de todos. "Ser iluminado não é uma dádiva, é uma questão de direito!"


2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de louvar as atitudes dsse Grande sindicato, o qual já fui membro da coordenação estdual, regional e municipal, é realmente uma entidade de luta. Só não posso aceitar como está colocado no texto que não foi tirado direitos, isso não procede. é verdade que foram garantidas a maioria das conquistas, porém é inaceitaável como o SINTEPP trata os diretores de escola. não vou aqui relatar nem parte da lida diária desses profissionais (de carreira, diga-se de passagem). Então o atual prefeito propõe retirar gratificação dos diretores e dar aos coordenadores e orientadores e o SINTEPP chama isso de conquista, para os coordenadores e orintadores sim, ótimo esses profissionais merecem até mais. ocorre que os diretores que passam dia e noite nas escolas, muitas vezes tendo que grarantir o funcionamento das mesmas tirando dinheiro do próprio bolso para resolver certas pendências e não deixar os alunos sem aula não tem mais importância para o município. Nosso IDEB tem melhorado gradativamente a cada realização da Prova Brasil. Será que não há gestores nas escolas liderando todo o trabalho para se alcançar as metas? Estão falando que tal projeto (que retira grande parte da gratificação dos diretores)deve ir a votação na câmara municipal no próximo dia 10 de abril e sua aprovação certamente será comemorada por muitos que acham sem importância a função de diretor de escola. Nunca na história de Marabá se viu caso mais cavernoso. O que é mais triste ainda é saber que a lei que aprovou o atual Plano de Carreira garante que uma comissão discuta as possíveis mudanças e alterações no mesmo, porém essa comissão que até funcionao no governo anterior sequer foi nomeada nesta gestão. é mesmo uma pena. Mas ainda acredito que por mais que não se consiga barrar a aprovação do projeto, haverá algum vereador ou vereadora que dará uma palavra pelos diretores e, quem sabe até convencer os demais de tamanha injustiça que querem cometer conta essa categoria, que trabalha sim, e muito!

Michael Souza disse...

Colegas da educação nao estamos aqui querendo "caçar as bruxas" mas podemos fazer um mini balanço:
QUANDO FOI QUE VOCÊS VIRAM DIRETOR PARTICIPAR DE ALGUMA MANIFESTAÇÃO JUNTO AO GOVERNO PRO- PROFESSORES OU OUTROS CARGOS DA EDUCAÇÃO ?
Muito pelo contrario quando acontecia algum movimento grevista eles na sua maioria ( não podemos generalizar pois existe muitos diretores que não são perseguidores )começavam imediatamente a assediar o servidor moralmente com frases do tipo ( olha você está no estagio probatório.Vá para greve isso não vai dar em nada mas eu vou botar falta . NO mas a nota do sintepp nessa postagem já esta bem clara, Lembando que ninguém é obrigado a ficar em direção da escola pois todos são PROFESSORES DE CARREIRA e foram parar em direção de escola por INDICAÇÃO POLITICA ( situação esta que vai terminar com a eleição direta para direção CONQUISTA HISTÓRICA PARA CATEGORIA ). E ainda mais se o prefeito tirar toda as gratificações de direção, ainda sim teremos diretores que faram questão de ficar na direção sabe porque ? A MAIORIA DELES TEM PAVOR DE SALA DE AULA PREFEREM FICA ASSEDIANDO SERVIDORES e respondendo sim ao patrão PREFEITO seja ele de que partido for por isso tem professor que responde por direção a mais de 15 anos. ( volta a citar isto que escrevi são para os maus diretores, pois temos colegas na direção de escola que fazem a diferença no município e toda sociedade marabaense precisa muito de seu trabalho )