sexta-feira, 24 de maio de 2013

Diretores são exonerados!

O anúncio do Prefeito do dia 22 de maio de que ia derrubar todas as portarias dos diretores na sexta-feira não foi compreendido pelos Diretores presentes, pois chegaram até a aplaudir a atitude do gestor, já que o mesmo acrescentou que assinaria outras portarias com prazo até o dia da Eleição dos Diretores. Ocorre que muitos foram surpreendidos hoje com a notícia de que não continuaria a frente da direção da SUA escola.
A notícia criou uma verdadeira confusão, pois a maioria dos EXONERADOS está prometendo convocar a comunidade escolar para tentar evitar o afastamento da escola. Lembrando que isso sempre acontece quando os Diretores são muito queridos pelos alunos, servidores e pais.
A informação oficial repassada pela SEMED dar conta que todos os diretores seriam exonerados, mas que alguns permaneceriam no cargo, onde segundo a SEMED caberia ao prefeito, a partir da indicação da SEMED assinar ou não as novas portarias.
A situação é extremamente complicada: de um lado há a Contistuição Federal que reza que as FUNÇÕES GRATIFICADAS são de livre NOMEAÇÃO E EXONERAÇÃO DO GESTOR MUNICIPAL e de outro temos a TRADIÇÃO que sempre foi imposta em Marabá da permanência dos Diretores na FUNÇÃO independente do Governo e da qualidade de seu trabalho. Há ainda a tradição de sempre respeitar a permanência dos melhores profissionais.
Acreditamos que o SINTEPP tentou de todas as formas garantir o bom senso, ou um meio termo, pois lutamos pela realização de um PROCESSO ELEITORAL SIMPLIFICADO para evitar que os Diretores fossem exonerados de ofício pelo gestor municipal. Nós sempre achamos que a democracia seria a melhor saída!
Hoje recebemos muitas ligações de Diretores indignados com a decisão do Prefeito e da SEMED, mas precisamos esclarecer que não se pode fazer muito, já que a decisão é do Gestor Municipal. Em reunião na SEMED, orientamos que a melhor saída, caso a EXONERAÇÃO fosse enevitável, seria escolher Diretores que fossem da própria escola. O Secretário Bressan, por sua vez, afirmou que só nomearia diretores de outras escolas se não houvesse professores com a qualificação necessária para assumir a Direção.
A verdade é que o sentimento agora é de perplexidade, pois a grande maioria dos Diretores e seus respectivos vices não esperavam pela exoneração... Quando não há democracia, tudo isso é apenas uma consequência...

10 comentários:

Anônimo disse...

WENDEL EU FIQUEI CHATEADA COM A FORMA COMO FOMOS EXONERADOS ATÉ PARECE QUE SOMOS PESSOAS MÁS, POIS O SECRETARIO FOI MUITO SEM ÉTICA NOS TRATOU COM INDIFERENÇA, ELE FEZ CONOSCO IGUAL DAR UMA DESCARGA NO VASO TIPO VCS NÃO SERVEM MAIS, MUITO DECEPCIONADA COM ESTE GOVERNO.FAZER O QUE NÉ A CORDA QUEBRA DO LADO MAIS FRACO. MAS TUDO BEM SEJA O QUE DEUS QUIZER.AFINAL ESTAMOS EM MARABÁ CIDADE DE MURO BAIXO.

Anônimo disse...

Wendel, quem garante que o processo simplificado evitaria a substituição dos atuais diretores? O prefeito tem sim o poder discricionário para exonerar ou nomear diretores. A questão que se põe é que se este governo que se diz “democrático” e que promoverá eleições diretas para diretor para melhorar a Educação de Marabá, porque não esperou as eleições para substituir os supostos “incompetentes” das direções das escolas? Veja o que ele provocou: a SEMED terá que lotar dezenas de diretores nas escolas (se estes baterem o pé terão que ser lotados na mesma escola)! Será que terão toda essa carga horária disponível? E as licenças que estes têm direito? Será que não vão querer tirar agora? E quem tem problema de saúde? Será que não entrarão de atestado? Escreva o que lhe direi: se o desejo deste governo é mandar estes diretores para sala de aula, você sabe que isso não ocorrerá (se esqueceram que a maioria destes tem padrinhos)! O que vai haver é mais um aumento na folha de pagamento. Essa mexida vai custar caro aos cofres da educação! Outra situação: a maioria destes diretores são presidentes dos conselhos escolares que gerenciam as verbas do PDE, PDDE, MAIS EDUCAÇÃO. E as despesas com cartório para registrar novas atas? E o tempo que isso leva? Já pensou no embrulho gerado por essas exonerações. Seu João deu mais um tiro no pé! Daqui a alguns meses ele não terá mais pé para atirar!!!Rsrsrsrsrsr!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Hoje, alguns diretores sentem na pele a pressão de estarem na corda bamba, isso é o que um professor sente todos os dias em escolas com administrações que desprezam os profissionais de sala de aula. Agora, todos temem em voltar a esta mesma sala de aula que outrora eles levantaram a bandeira de que o construtivismo era a melhor saída. um aviso, o verão chegou e estas salas são a visão do inferno de Dante. um processo de adaptação que será dolorido pra quem achou que era exceção a regra. Quem foi Rei um dia, jamais conseguirá acostumar-se a plebe novamente.Prego que aparece muito leva martelada.

Anônimo disse...

amigo, quatro anos passam rapido o tempo se encarrega de dá a resposta certa na hora certa.

Anônimo disse...

Outro ponto a ser analisado, estamos em ano de avaliação externa (IDEB),porque não fizeram uma pesquisa antes e tiraram os diretores que não conseguiram que suas escolas vançassem no indice? Mais o que me parece que o caso é politico,mostra mais uma vez o compromisso desse governo com a qualidade da educação,onde o que impera são cabides eleitorais,mesmo sem garantias pois existem diretores que não ganham votos nem para ser presidente do conselho de suas escolas,imaginem pra conseguir votos para certos poliricos,isso é mera ilusão.Vamos cobrar a gestão democrática tão pregada pelo PT.Sou da rede municipal desde a época em que iniciamos essa luta e fiquei feliz de ver pessoas do PT assumindo a secretaria de educação,achei que esse sonho de termos a gestão democratica seria agora, mais só vejo a cada dia decepção.E não venha dizer que só é culpa do prefeito,esse nós já sabemos que só queria ganhar para mostrar o quanto é autoritário e reacionário,mais o PT de Marabá tem que mostrar que o João só ganhou mediante a coligação.Vamos reagir de forma responsável e fazer valer nossas conquistas!Maria

Anônimo disse...

parabens ao prefeito muitos desses diretores pertenciam ainda ao governo passado,conheço varios que defendiam o maurino de unha e dente,decisão acertada.

SINTEPP - SUBSEDE - MARABÁ disse...

Algumas pessoas estão avaliando o processo de exoneração de forma bem pessoal. O Sintepp não pode se dar ao luxo de seguir a mesma linha de raciocínio dos anonimos.... Nós fizemos de tudo para evitar este processo, lutamos pela eleição simplificada e graças a issso, a exoneração não aconteceu no mês de Janeiro.... Os companheiros precisam compreender que a função de direção e vice direção são funções gratificadas, onde só são nomeados os indicados politicos do governo. Agora todos sabem qual a sensação de um servidor qiando ele recebe um memorando para comparecee no Júridico da Semed... dizendo que ele foi devolvido.... mas nem por isso a vida acaba... Desejamos sorte aos ex-diretores nesta nova empleitada....

Anônimo disse...

Na verdade nao digo por todos, mas a grabde maioria dos diretores que foram exinerados merecia ter sido dessa forma nesmo, isso porque agora que é com eles doa, mas eles nao lembram de como tratavam mal as pessoas que eram subordinadas a eles, de como pisavam nos professore so porque eram concursados novatos ou contratados...eu ja presensiei absurdos de diretor porque se achava a cima da lei....que o prefeito continue fazendo modificaçaoes se for como essa para nossa melhora.

Anônimo disse...

Pelo que pude observar nas palavras do Coordenador do SINTEPP é que nessa situação nada pode ser feito.Ai eu me pergunto alguns diretores também não são filiados? Ou a ajuda só vem quando estão em jogo salários e outros?Eu até concordo com a questão onde ele diz que direção em Marabá é cargo de confiança,mais sou completamente contra a maneira arbitraria e autoritária na qual esses professores foram destratados, isso sim devemos questionar.Porque o sindicato não fez nenhuma intervenção com relação ao tratamento dispensado a esses profissionais no sentido de poupá-los desse constrangimento em massa?Pelo que estou vendo nos comentários postados é que essas pessoas estão sendo tratadas como perniciosas a sociedade,espero que o sindicato se posicione com relação ao profissionalismo daqueles que foram destratados pois afinal de contas todos são profissionais da educação de Marabá ou seja, antes de serem diretores foram professores.Aguardo esse posicionamento.Precisamos nesse momento moralizar nossa classe e não dividir.Não sou diretora mais estou triste porque hoje foram eles amanhã poderá ser qualquer um de nós.Mais triste,é ver colegas postando comentários maldosos com relação aos próprios companheiros de classe.Quem já viu um médico ou advogado falar mal de outro,por mais que tenham algum problema.Companheiros vamos parar de ser individualistas e egoístas,vamos mudar a cara dos profissionais da educação de Marabá,se conseguirmos nos fortalecer nenhum governo vai nos desmoralizar.

Anônimo disse...

Já não bastasse a opressão sobre os educadores (salários defasados, salas de aula hiper-lotadas e muito quentes), mais esse desrespeito com as comunidades escolares...
As velhas ingerências políticas na educação municipal. Redezinha fuleira essa do ensino fundamental, a começar pela ocupação do cargo de secretário de educação que é um sujeito do qual nunca tinha ouvido falar na educação local, nem sei se é educador, será??
Como diz o velho ditado: "farinha pouca, meu pirão primeiro"... Tem muitos vereadores querendo colocar os seus lá dentro... Dizem que vai haver eleições em outubro... Vamos ver...
A educação básica pública é um engodo, uma fuleiragem medonha!!!!!!!!