segunda-feira, 23 de setembro de 2013

VAMOS LUTAR, COMPANHEIROS!SIM



Simão, o inimigo da educação


Caros Companheiros (as),

Sabemos que a greve deve ser o último recurso para se conseguir avançar em qualquer negociação. Somente depois de exauridos todos os recursos na mesa de negociação é que o sindicato convoca a categoria para cruzar os braços. A greve é um direito legítimo dos trabalhadores forçarem os patrões a negociação.
Um dos melhores portais de notícias jurídicas do Brasil, o jusbrasil, define assim o direito à greve: "a greve é uma garantia constitucional do servidor público civil, devendo ser exercida em sua plenitude, sem punições ou restrições quando exercida dentro da legalidade, sendo necessário que haja coerência e boa-fé nas negociações, preservando sempre o princípio da dignidade da pessoa humana em relação aos vencimentos e respectivos aumentos remuneratórios, de forma a capacitar o servidor a sustentar sua família, e ter boas condições de saúde, educação e lazer, acompanhando-se a inflação e, consequentemente, viabilizando sua participação ativa no mercado de consumo, levando-se em conta ainda a enorme carga tributária brasileira que consome, e muito, os rendimentos de qualquer cidadão". Dessa forma, companheiros, O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará - SINTEPP convoca a todos os trabalhadores em educação da Rede Estadual de Ensino do Pará a tomarem parte de mais esse embate contra esse governo que se recusa a negociar com a categoria. O governo do Simão Jatene e sua equipe representa um grande retrocesso nas negociações. Esse é um governo opressor e descompromissado com a qualidade do ensino no Estado. A maior prova disso é o fato de estarmos há décadas sem nenhuma escola estadual construída em nossa cidade de Marabá. E, aquelas onde são iniciadas reformas, as obras arrastam-se a passos de tartarugas, como sãos os casos das Escola Anísio Teixeira, há quase três anos em reforma, e agora a Escola Gaspar Viana, com sua pseudo reforma, e a Escola Liberdade. Milhares de alunos são prejudicados por terem suas aulas suspensas, ou terem que se "assardinhar" em salões paroquiais. Nas escolas que funcionam em parceria com o município, nenhuma contrapartida é dada pelo Estado para manutenção dos prédios, como é o caso da Escola Irmã Teodora, que atende ao ensino médio à noite, os professores estão sendo obrigados a ministrar aulas no pátio da escola porque as salas além de não terem nenhum tipo de refrigeração, agora estão sem iluminação.
Precisamos dar um basta em tudo isso, camaradas, é hora de levantarmos as nossas bandeiras. Educação precisa ser levada à sério! Lutar por melhores condições de trabalho é uma questão de dignidade, tanto para o aluno quanto para os profissionais da educação.
Os companheiros da capital já decidiram cruzar os braços a partir de hoje, 23/09. A subsede de Marabá conclama os companheiros a fazerem o mesmo, vamos deliberar hoje em grande assembleia que acontecerá às 16:30 horas no auditório do Plínio Pinheiro.

ESSA É A NOSSA PAUTA:
  • Inclusão no PCCR da carreira e remuneração dos funcionários de escola, já previsto na legislação;
  • Eleições diretas para direção de escola;
  • Jornada de trabalho com garantia de no mínimo 1/3 para hora atividade;
  • Regulamentação das Aulas Suplementares na forma da lei;
  • Efetivação da Lei Específica do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME);
  • Pagamento do retroativo do PSPN de 2011 (em tramite na justiça à pedido do Sintepp);
  • Realização imediata de concurso público;
  • Qualificação profissional para trabalhadores (as);
  • Reforma e estruturação das escolas.
DATA: 23/09
HORÁRIO: das 16H30min às 18h30min.

Nenhum comentário: