quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ELEIÇÃO PARA DIRETOR DE ESCOLA

 

Agora é lei.

Ponto de luta não só do SINTEPP, mas de todos os sindicatos que defendem uma educação pública de qualidade baseada na democracia, a eleição para diretor de escola agora é lei em Marabá. Há trinta anos fazendo parte dos debates em todos os fóruns de discussão do SINTEPP, a coordenação da subsede de Marabá conseguiu, depois de muita polêmica, forçar o governo a instituir a comissão que elaborou o projeto de lei que foi aprovado ontem, dia 30/10, pela Câmara Municipal com 20 votos a favor e uma abstenção. 
O próximo passo agora é a publicão do edital convocando as eleições, a ser expedido pela Secretaria de Educação, após o qual se realizará o pleito. Essa é uma conquista significativa, pois tira os diretores de escola das mãos de vereadores e políticos de plantão que apadrinham as indicações para a função de diretor visando manter a escola como seu "curral" eleitoral. 
A comunidade escolar precisa, no entanto, ficar atenta aos candidatos que se apresentem como amigo do vereador A ou B. Não vamos permitir que essas velhas práticas coronelialistas continuem enraizadas no meio da educação.
É preciso avaliar o projeto de trabalho de cada candidato a diretor, é preciso termos cuidado para não elegermos diretores com histórico de perseguição ao servidor, diretor amigo do governo e que defende com "unhas e dentes" a sua perpetuação na função é um perigo. 
A data prevista pelo governo inicialmente era que as eleições acontecessem no próximo dia 19/11, mas, pelo andar da carruagem, paarece que estão querendo empurrar para mais adiante. Isso é ruim porque deixa as escolas num clima de indecisão. O SINTEPP se manterá atento a fim de garantir que o processo de fato aconteça e que a lei se cumpra. 

 OBSERVAÇÃO: todos os interessados a concorrer precisa esperar a publicação do edital, ainda não estão abertas as inscrições, quem fizer campanha antecipada poderá ser punido.

Um comentário:

Anônimo disse...

na escola onde eu trabalho nenhum servidor vai votar, já que os alunos são a maioria, por mais que o servidor queira mudança mas sempre serão a minoria, infelizmente não tem a menor possibilidade de mudar já que a atual direção pretende dar festas para conquistar votos, a manipulação de alunos com 12 anos é fácil demais