domingo, 6 de outubro de 2013

Um comentário como esse só deixa mais evidente que precisamos lutar emediatamente!


 O comentário abaixo foi publicado sem identificação porque a servidora teme retaliações!
O comentário evidencia com muita clareza e revolta o que nossos servidores de apoio estão sofrendo nas escolas e até na própria SEMED!

"Sou concursada no cargo de serviços gerais desde 2003, então já tem um tempinho que estou nessa luta , vivenciando, presenciando e engolindo a seco o abuso de poder, o autoritarismo e arrogância de alguns. Pois bem... Isso tem nos afetado bastante, pois nos funcionários de apoio somos o que mais estamos sofrendo com toda essa situação. Nós trabalhadoras da educação (serventes e merendeiras) ganhamos mal e somos submetidas a condições de trabalho “precarizados” que sugam nossa saúde e alguns anos de nossas vidas... Pra completar alguns diretores e coordenadores nos tratam como se fôssemos suas empregadas particulares. Nossas condições de trabalho são de ordem publica; os problemas de saúde, as enfermidades são adquiridas nesse espaço, mas são vividas no nível privado, no silêncio dos órgãos, no anonimato. Os gestores, a sociedade ignora, não escutam nosso sofrimento ou então fingem não escutar. O que tenho notado e o que de verdade vem acontecendo é que as escolas têm aumentado o número de alunos e vem acontecendo no mesma proporção em que se tem reduzido o número de funcionários... “Assim, sem tempo e sem espaço operam nesse sistema precário e degrado merendeiras e serventes, procurando dar conta ou se desdobrando feito loucas pra no final a única recompensa é ser chamada de preguiçosa ou está fazendo corpo mole”. A forma como o trabalho esta acontecendo nas escolas, as condições em que são desenvolvidas as atividades, a precarização, a redução de números de funcionários são determinantes nas doenças que nos acometem serventes e merendeiras da educação. Por isso que aumenta o número de readaptados nessas funções. Estou lotada em uma escola com cinco ou seis salas de aulas, sala da diretoria, a sala dos professores, um pátio enorme, dois banheiros (masculino e feminino) dispensa e cozinha... Pois bem é uma servente e uma merendeira pra uma escola nesse porte. Até hoje não consigo entender ou ter a mesma visão que as autoridades que dizem que esse quadro de funcionários é o suficiente... Gente pelo amor de Deus venha fazer uma visita a nos serventes e merendeiras e por um dia se coloquem em nosso lugar. Quando uma (merendeira ou serviços gerais) falta, o trabalho claro, não pode parar... Dai meu questionamento quem está na limpeza ou na cozinha vai ter que se desdobrar fazer seu trabalho e do outro? É justo é correta essa situação? Então cabe a gestão municipal da condição de trabalho, colocar nas escolas o número de funcionários suficientes e não contar que uma pode quebrar o galho da outra. Aproveitando também quero dizer que na escola que estou lotada esta faltando todo tipo de material de limpeza. Infelizmente não posso me identificar por motivos óbvios (medo de represálias), pois sei que esse desabafo não vai agradar a maioria. Espero que alguém se sensibilize e venha em nosso socorro. Desde já agradeço a compreensão."
6 de outubro de 2013 16:58

2 comentários:

SINTEPP - SUBSEDE - MARABÁ disse...

O desabafo da servidora deixa claro que a situação dos nossos servidores de apoio está passando do limite. A Coordenação do SINTEPP decidiu realizar uma grande Assembleia nesta sexta-feira com todos os servidores de apoio! Estamos apenas tentando localizar o espaço adequado para realização da Assembleia. Já fizemos contato com a Prefeitura e nos informaram que o Prefeito está em Belém e só retorna na quarta-feira. Exatamente por isso decidimos marcar a Assembleia para sexta-feira.

Anônimo disse...

eu sinceramente não entendo essa contenção de despesa da prefeitura...fecharam a bib. e a casa do professor alegando ser esse motivo agora fica a duvida a ex coordenadora da biblioteca do professor contratada esta na biblioteca Orlando Lobo inclusive criaram ate uma nova pasta pra ela
"Programa caminho da leitura"...
ah, tb foi alegado que os professores lotados nesses departamentos iriam todos pra sala de aula ate onde sei isso nao aconteceu...vc meu caro pode me explicar