segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Greve dos Trabalhadores em Educação de Marabá vira notícia nacional!

27/01/2014 17h00 - Atualizado em 27/01/2014 17h00

Professores municipais de Marabá, no Pará, entram em greve

57 mil alunos das escolas municipais estão fora das salas de aula.
Secretário de educação diz que greve da categoria é precipitada.

Do G1 PA

 As aulas do ano letivo de 2014 na rede municipal de ensino em Marabá, no sudeste do Pará, iniciaram nesta segunda-feira (27) com a greve dos professores. Com a ausência dos docentes nas escolas, 57 mil alunos ficam fora das aulas de aula por tempo indeterminado.
A coordenação local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Pará (Sintepp) reivindica a garantia da hora/atividade, o tempo hora que o professor utiliza para o planejamento de aulas; garantia de pagamento da gratificação para coordenadores e orientadores pedagógicos; reajuste no vale-alimentação de R$ 198 para R$ 300 reais, contratação de mais agentes de portaria e que o plano de carreiras e remuneração da categoria, aprovado em 2011, não seja modificado.
O secretário de educação, Luiz Bressan, avaliou a greve como precipitada, já que o município estaria dialogando com o sindicato e cumprindo o que vem sendo fechado durante reuniões com a categoria.
"Na mesa de negociação que ocorreu de forma permanente em 2013, a Secretaria de Educação nunca deixou de participar de qualquer discussão. Nós cumprimos todos os pontos que foram nos apresentados. Pagamos o salário em dia, inclusive os atrasados, o interstício e a progressão que estava atrasada, de 2011 e 2012, e pagamos o piso salarial completo em 2013. Então nós consideramos o que aquilo que estava em pauta em 2013, nós cumprimos ponto a ponto", afirmou Luiz Bressan, secretário municipal de educação.
Na próxima quarta-feira (29) está agendada uma audiência pública em que devem participar professores, representantes do município e Ministério Público do Estado do Pará. (FONTE: G1. PARA)

Nenhum comentário: