quinta-feira, 3 de julho de 2014

A agonia da falta de pagamento e o calendário sendo descumprido

Nos últimos dias muitos anônimos têm acessado este blog e de forma raivosa  cobram satisfação do motivo da falta de pagamento. Em primeiro lugar queremos deixar claro que o calendário de pagamento é uma medida administrativa da SEMED. Segundo o secretário o objetivo era garantir que o pagamento não passasse das datas apresentadas por eles. 
Neste sentido, os companheiros e companheiras da educação precisam compreender que não temos condições de exigir da SEMED ou do GOVERNO que paguem os nossos vencimentos de forma antecipada, como tanto queremos. Seria muito bom receber os nossos suados vencimentos até o dia 30 de cada mês, mas a Prefeitura já deixou claro que não complementará mais a nossa folha com recursos próprios, deixando claro que o recurso da educação (FUNDEB e 25% Constitucional) devem ser o suficiente para manter o SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 
Na última reunião com os diretores, alguns perguntaram porque estamos recebendo depois do dia 30 e a Coordenação informou que o recurso do FUNDEB não está sendo suficiente para pagar a folha dentro do mês, usando dessa forma recursos do mês subsequente! Se a categoria acha que os recursos são muitos e suficientes, precisamos logo em agosto realizar um auditoria popular dos recursos, pois não defendemos em momento algum as medidas do governo. 
Quando informamos que o vencimento não está atrasado é com base no que reza a nossa a Lei Orgânica Municipal que permite aos gestores realizar o pagamento até o dia 10 de cada mês. Neste sentido cabe a cada gestor usar o bom senso e saber como lidar como esta situação, pois o fato é que na prática esta Lei é muito injusta.
Neste sentido, queremos aqui avisar as pessoas maldosas que não estamos calados! Mas também não estamos gritando, pois sabemos que a luta se dar todos os dias, e neste momento estamos debatendo a forma de aplicação da Hora atividade a partir de agosto conforme proposta apresentada em nossa última assembleia. Quando não dar mais para avançar no debate e no diálogo, fazemos o que sabemos fazer, vamos pra rua lutar a exemplo da greve deste ano, onde não deixamos o ano letivo iniciar e ainda garantimos a permanência dos nossos direitos. 
O importante é que não estamos retrocedendo e que vamos continuar avançando a partir de agosto com a implementação da hora atividade, o que é mais uma responsabilidade do Governo, cabe a eles implementar da forma mais justa possível. 

Ontem o Secretário ligou para a nossa coordenação e informou que o pagamento poderia cair hoje no dia 03 de julho, a partir das 15 horas, pois segundo ele até ontem dia 02 não havia recursos suficientes na conta do FUNDEB.
 

2 comentários:

Anônimo disse...

O salário saiu hoje mas o aumento de 7% para os servidores de nível médio nada. Não já estava aprovado esse aumento?

Bruno Souza

LUIZ GONZAGA OLIVEIRA DE ALMEIDA disse...

Caro Bruno, qualquer aumento de salário tem de ser aprovado pela câmara Municipal. Assim sendo os edis não se reuniram para tratar desse assunto até o fim do semestre legislativo, ficando muito provavelmente para o início de agosto, ou o senhor prefeito poderá convocar a Câmara extraordinariamente em julho para que a mesma aprecie a matéria.
Quanto ao pagamento, não existe até agora atraso no mesmo. Se a Lei orgânica de Marabá diz que a prefeitura tem até o décimo dia útil para pagar, então estamos recebendo bem antes disso. Não sou da área da matemática, mas se estamos recebendo entre os dias 02 e 03 todos os meses, é fácil constatar que a média entre um pagamento e outro está em trinta dias, concordam? Seria o mesmo que recebermos no dia 30, para o próximo dia 30, não seriam 30 dias? Vejo também que cobrarmos isso do nosso sindicato (pagamento no dia 27, 28,29 ou 30, é no mínimo irrelevante, pois sabemos que existem lutas muito mais importantes do que isso. Enquanto o governo municipal estiver nos pagando até o dia 03, já tá de bom tamanho e dentro da legalidade. Abraços a todos.