quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mais uma vez convocamos nossa categoria para debatermos assuntos de nosso interesse

Caros Companheiros, 

Conforme divulgamos em postagem anterior, a coordenação do Sintepp reuniu-se com o Conselho Municipal de Educação para debatermos sobre a implementação da hora atividade na rede municipal de ensino já a partir de janeiro de 2015, conforme acordado com a Secretaria Municipal de Educação. Acordo esse, fruto de nossa greve no início desse ano. 
A reunião aconteceu na tarde de ontem, dia 19/11, na sala de reunião do Sintepp. Após longo debate, houve consenso em uma proposta única a ser apresentada na reunião da Comissão que acontecerá amanhã, às 14 horas na Semed. 
Esperamos haver tranquilidade por parte da secretaria de educação em aceitar a proposta que apresentaremos, uma vez que se trata do caminho mais racional para se implementar esse direito. 
É bom lembrar aos companheiros que a Lei de criação do Piso Nacional e demais provimentos legais estabelecem que a jornada de trabalho do professor deve ser dividida da seguinte forma: dois terços em efetivo trabalho com o aluno e um terço como hora atividade. Todavia, a lei não diz como fazer isso na prática. Levando em conta que um terço de 100, por exemplo, é 33,33. Uma turma de língua portuguesa soma-se 25 horas, duas turmas dão 50 horas, esse complicador é gerado em todas as disciplinas. É preciso, portanto, fazer uma readequação curricular e de horários para que possibilite a lotação do professor garantindo-lhe a hora atividade. 

A proposta que formulamos é para garantir esse direito a todos os professores da educação infantil ao EJA, da Zona Urbana e Zona Rural. Estamos prontos para ouvirmos a contraproposta da Semed se houver. O resultado dessa reunião apresentaremos aos companheiros na Assembleia Geral de segunda-feira, dia 24/11, a partir das 16 horas, no auditório da EMEF José Mendonça Vergulino; durante a qual estaremos tratando também de outros assuntos de interesse da categoria. Portanto, pedimos o comparecimento de todos os nossos companheiros para analisarmos e decidirmos juntos os rumos de nossa luta.

Nenhum comentário: