terça-feira, 26 de janeiro de 2016

CÂMARA MUNICIPAL LOTADA ASSEMBLEIA SUPER TENSA


Mais uma vez os trabalhadores em educação protagonizaram na Câmara Municipal de Marabá, local escolhido para realização de mais uma assembleia decisiva na rodada de negociação com o governo municipal, hoje 26/01/16. Desde dezembro passado, quando o prefeito decidiu chutar o "pau da barraca" e declarar suas intenções de mexer no plano de carreira da educação, como forma de "ajustar" as contas que essa categoria tem estado que nem marimbondo espantado. 

"O professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo!", Esse foi um dos gritos de guerra ouvidos nas ruas de nossa cidade relicária. "O Sintepp somos nós, nossa força nossa voz!", é outro bordão preferido que parece unir setores historicamente separados dentro da educação. É uma multidão, pessoas que sempre estiveram na luta, pessoas que nunca participaram de uma greve, além daqueles que sempre estiveram atrelados a um governo. Todos unidos com o firme propósito de não deixar que se concretize o plano de corte do governo municipal. 
É notório e cabe destaque a presença sempre marcante de três ex-secretários municipais de educação no movimento: professora Kátia Américo, professor Disney e professor Nerls; agora do lado de cá da luta. É bom lembrar que o Plano de Carreira, ora questionado pelo prefeito João Salame, construiu-se nos mandatos desses três ex-secretários. Não que sejam eles os pais da cria, essa paternidade se deve aos que sempre estiveram na luta juntos com o sindicato, e bem sabemos: governo é governo, categoria é categoria. 
A decisão da categoria na assembleia foi de retornar para escola e cumprir essa semana de planejamento. Dia primeiro será feita nova assembleia para avaliar o fechamento das negociações com o governo. A categoria promete brecar o início do ano letivo, caso se mantenha essa verdadeira tortura psicológica que se instaurou no nosso município contra os trabalhadores da educação. Por isso, te prepara, João!

 














Ex- secretária Kátia Américo também sente o "nó na garganta"

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

CATEGORIA COMPARECE EM PESO PARA ACOMPANHAR A COLETIVA DE IMPRENSA DO ADVOGADO DO SINTEPP

 
A categoria dos trabalhadores em educação de Marabá lotam a Travessa 7 de Julho para acompanhar a coletiva de imprensa, na qual o advogado do Sintepp da Estadual de Belém, dr. Valmir Brezaz, esclareceu a toda a comunidade marabaense sobre a situação que hora acontece em nosso município.
A coletiva aconteceu às 16 horas, na sala de reunião da subsede e foi acompanhada pelos professores que se avolumavam em frente à subsede através de um carro de som. 
Em sua fala, Brelaz deixou claro que não há juridicamente nada que justifique a fala do prefeito de Marabá, através de seu advogado, para retirada de direito. "Só existe um cargo único, o de professor, o que acontece é uma mudança de nível dentro do mesmo cargo", esclareceu Brelaz. O advogado mostrou ainda espanto pelo fato da prefeitura se basear em uma Súmula Vinculante que garante ao servidor o que hoje é assegurado pelo plano de carreira. "Não estamos aqui para brigar com a prefeitura, mas para mostrar juridicamente que não há nenhum amparo legal para aquilo que a prefeitura intenciona fazer"
Questionado pela imprensa sobre o ano letivo marcado para iniciar no próximo dia 18/01, Wendel Bezerra, coordenador geral da subsede de Marabá, reafirmou que nesse dia a categoria fará uma grande caminhada pela educação. Se houver algum avanço a categoria será informada. Wendel reforçou ainda que não há nenhum clima para  início do ano letivo 2016 enquanto perdurar esse clima de insegurança jurídica. Cabe lembrar que até o momento os trabalhadores em educação ainda não receberam o salário de dezembro. 
Em seguida foi realizada uma assembleia onde os representantes sindicais da Estadual, Regionais e demais subsedes presentes puderam se posicionar. 
Não vamos abrir mão da luta! Nenhum direito a menos!