sábado, 28 de janeiro de 2017

SINDICATO ME ORIENTA ? O QUE DEVO FAZER ?

   
  

     Nos últimos anos houve um aumento significativo do número de servidores que tem procurado nossa entidade sindical, seja para tirar uma dúvida, solicitar atendimento ou encaminhamento de alguma situação trabalhista/profissional ou para conhecer nosso espaço e se filiar.

     Os casos que chegam até o conhecimento do Sintepp, subsede Marabá, são dados a devida atenção para seu encaminhamento. 

Todos os pedidos de atendimento são imediatamente distribuídos por setores, entre eles aos coordenadores responsáveis pelas demandas, o jurídico, o atendimento simples até o mais complexo.

    Infelizmente, sabemos que ainda há casos de assédio moral nos locais de trabalho. E as pessoas que mais cometem assédio, ficam chateadas quando o servidor procura o atendimento e proteção do Sintepp. Que coisa incrível isso!

    Agora, perguntamos, como você se sentiria: 

- Se o seu superior chegasse no dia de trabalho e colocasse que sua jornada de trabalho aumentaria ou mudaria de horário, independente se você quiser ou não, ou sem nenhuma discussão prévia?

- Se você chegasse ao trabalho e se deparasse com vários relatórios contra você, aos quais você nunca participou de nenhuma reunião?

- Se você, em um belo dia de trabalho se visse obrigado a assinar uma remoção contra sua vontade?

- Se de repente você começa a perceber um tratamento diferenciado dos demais colegas de trabalho.Os colegas são tratados com educação e tranquilidade e a você resta o tratamento voltado à aspereza, e até de responder, com caras de bocas e grande insatisfação. 

- Se você começa a ser cobrado por algo que nunca foi lhe repassado.

- Se você é avaliado profissionalmente na frente de outros colegas.

- Se sua lotação estiver atrelada ao seu desempenho profissional para se manter naquele local de trabalho.

- Se seu superior faz exposições públicas a seu repeito.

- Se você é usado com referência para determinadas "brincadeirinhas preconceituosas" corriqueiramente.

- Se você acerta alguma coisa com seu superior e depois ele finge, dá um de doido e esquece o que foi acertado e muda tudo, e no final finge que não lembra de nada que foi acertado.

     Essas são algumas perguntas de situações que acontecem, e para caracterizar o Assédio Moral os trabalhadores devem estar exposto em situações humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante sua jornada de trabalho. Não podemos confundir um Ato de humilhação com o Assédio Moral, mas independente se é um ato ou assédio, devemos combater severamente, por ser um tipo de violência que tem efeitos impactantes na vida dos servidores.

    Por isso, não durma no ponto! Como estamos acostumados a lidar com esses problemas, sempre reconhecemos imediatamente o Ato Humilhante e o Assédio Moral! 

  Procure o seu sindicato para tirar dúvidas, saber como está sua saúde, principalmente no aspecto psicológico e encaminhar os problemas juridicamente/ que você está passando no local de trabalho! 

Não se Cale! Corra atrás dos seus direitos e ponha esse sujeito (a) no lugar dele (a)! Não deixe essa força invisível destruir sua vida!

"Quando dei por gente a primeira vez, num sertão distante no tempo, profundo na geografia do país, já havia um tempo negro entre nós, e a força já fazia conosco o mal que a força sempre faz." - Galos, noites e quintais, BELCHIOR.

A COORDENAÇÃO

    

Nenhum comentário: