segunda-feira, 23 de abril de 2018

II Congresso dos Trabalhadores em Educação de Marabá

   



  O II Congresso dos Trabalhadores em Educação de Marabá aconteceu nos dias 20 e 21, no Cine Marrocos com a participação de 136 delegados, convidados, palestrantes e observadores. O Congresso foi marcado por importantes discussões que estão em debate a nível nacional com as políticas dos governos de retirar direitos, que trouxeram a reflexão sobre o tema: Por uma Contrareforma da Educação. Destacando, os elementos práticos e básicos de se contrapor às reformas em curso.

    No primeiro momento foi realizado um Coffee Break para os participantes.  A Abertura do Congresso iniciou com o Coordenador Geral Everaldo Marinho, saudando todos e tod@s, seguido de uma homenagem feita à nossa querida Marielle pelos coordenadores Rafael Brito e Luciana Costa. 




  O público vibrou com a apresentação cultural de duas performances: uma de Solo Contemporâneo e outra no ritmo do Carimbailar do Grupo de Dança Flávio Fernandes que trouxeram alegria, cantoria e brilho para o evento.




    A mesa de debate iniciou no dia 20/04 com o Tema 1 - REFORMAS NA EDUCAÇÃO E O FUTURO DAS PRÁTICAS DOCENTES: DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO À BNCC, com os palestrantes Prof. Dr. Eduardo Donizeti Girotto (USP), Dr. Genylton Odilon Rego da Rocha (UFPA) e Mediador Prof. Me. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza ( Unifesspa).




           
      No segundo dia do evento ocorreu o Café da Manhã na Escola Mendonça Virgulino. Em seguida, os participantes se deslocaram para o Cine Marrocos para acompanhar a mesa de debate com o tema 2 - AS REFORMAS POLÍTICAS E O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO: GOVERNAR PARA QUEM?, com o Prof. Alberto Andrade, Prof. Fernando Carneiro e Mediador o Prof. Me. Gabriel Barros. Em seguida a mesa do Tema 3 - COMO (RE) ORGANIZAR OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE?, com os palestrantes Prof. Dr. Fabiano Oliveira Bringel (UEPA), Profª. Esp. Joyce  Cordeiro Rebelo e Mediador o Prof. Me. Aurismar Lopes Queiroz.






     O público participou com observações, intervenções e perguntas sobre os temas das mesas que transversavam o mote principal do tema do congresso no projeto da Contrareforma. Ao final a Coordenação do Sintepp Marabá agradeceu os participantes do evento, sorteou os brindes entre os presentes e todos se deslocaram para o almoço que aconteceu na Escola José Mendonça Virgulino.

     O Congresso reafirmou a disposição de lutar por melhorias dignas para os trabalhadores em educação que não se curvam frente aos ataques dos governos. A Coordenação do Sintepp Marabá agradece a todos que participaram do evento como forma de buscar formação política e crítica social, longe dos muros da escola buscando estratégias reais para combater nossos opressores. 

 A COORDENAÇÃO

Confira mais fotos...











Nenhum comentário: