segunda-feira, 17 de setembro de 2018

SINDICATOS X PRESIDENTE DA CÂMARA X PREFEITURA MARABÁ


     Hoje, 17/09 ocorreu reunião das entidades: SINTEPP, SINTESP, SERVIMAR, SINDIGUARDAS, Conselho Municipal de Educação - CME e CACS- Fundeb com o Presidente da Câmara Pedro Correa para debater e encaminhar diversas pautas acumuladas do período do Ex- Prefeito João Salame, bem como pautas também atrasadas e retiradas pelo atual Prefeito Sebastião Miranda.

    A reunião iniciou com a disposição do Presidente da Câmara dos Vereadores, Pedro Corrêa em viabilizar o diálogo com o executivo acerca de diversas pautas que estão ainda paradas e precisam urgentemente de respostas para as categorias que já se encontram no limite da paciência, pontuando que o município já chegou no seu equilíbrio financeiro e tem possibilidades de iniciar novas discussões no aspecto da conjuntura atual.
   
    Há várias pautas em conjunto com os Sindicatos, tais como: Reajuste do Nível Médio e Aumento do VisaVale, bem como as pautas individuais das categorias que ainda faltam pagamento para as promoções horizontais seguem por entidade sindical, plantões, dinheiro do piso de 2016, horas extras de outras secretarias, reajuste do piso 2018, retroativo das promoções por titularidade, insalubridade, promoção dos graduados da educação de nível superior e perdas do Pccr, porém as pautas somente podem avançar, se houver funcionamento das Mesa de Negociação, vale alimentação e nível superior para os contratos e Implementação da Hora- atividade.

    O SINTEPP, questionou os diversos projetos que a Casa votou contra os trabalhadores na retirada dos direitos que precisam ser revistos urgentemente, pois as contas públicas apontam que há dinheiro sobrando nas contas, como bem frisou a Presidente do FUNDEB, Vilma Rodrigues dos Santos e no momento nossa base precisar realmente ver a Câmara dos Vereadores defendendo as categorias na prática.
   
     O início deste diálogo é de extrema importância para esclarecer para sociedade, que se há, algum entrave nas negociações, ela não parte das entidades, mas sim do executivo, que demonstra ter uma grande dificuldade em dialogar ou sentar com as categorias do serviço público municipal os avanços para os servidores que já estão com uma defasagem salarial alarmante. 

     O Sintepp reivindicou a tribuna para amanhã (18/09), no entanto ainda será proposto na sessão para aprovação, e provavelmente somente teremos espaço na próxima semana. Assim, que tivermos uma posição sobre o espaço solicitado, encaminharemos o informativo para nossa base.

     A reunião foi encaminhada, com a tarefa de que o Presidente Pedro Corrêa ficou de encaminhar junto ao executivo, no que se refere ao tocante das pautas paralisadas  e sem resposta do prefeito.

    


  Em Tempo, pontuamos que recebemos a informação que o Prefeito decidiu parcelar com sua equipe o Dinheiro de Junho/16, que ao nosso ver não há necessidade disso, tendo em vista que há dinheiro suficiente para pagar de uma vez no recurso próprio da prefeitura. 

A COORDENAÇÃO


           

Nenhum comentário: